Sexo anal faz mal à saúde? Sexo anal pode ser prazeroso?
Apesar de nossa sociedade estar mais aberta para a prática do sexo anal, ainda existem muitas pessoas que fogem do assunto, e afirmam que jamais considerariam fazê-lo. Para outros casais, o sexo anal é tão comum como o sexo vaginal.
Sendo ainda um tabu para a grande maioria das pessoas, as dúvidas que rondam o assunto são as principais causas de boatos inverídicos e mitos que contam por aí, como por exemplo: de que o sexo anal é prejudicial à saúde, de que o sexo anal sempre dói, de que sexo anal não é prazeroso, de que o sexo anal é sujo, etc. Mas afinal, o sexo anal faz algum mal à saúde? Desmistificamos alguns pontos sobre o tema.
A resposta é não. Se praticado de forma segura, e sem excessos, o sexo anal não faz mal à saúde. Existem no entanto algumas regras a serem consideradas para que além de praticado de forma segura, a ponto de não fazer mal à saúde, ele também se torne prazeroso.
É importantíssimo que a prática do sexo anal seja feita com preservativo, a popular camisinha. A mucosa do ânus é muito sensível, e pode absorver bactérias e vírus nocivos com grande facilidade, por consequência, o sexo anal sem preservativo apresenta riscos de se contrair doenças sexualmente transmissíveis. Essas DSTs podem ser unicamente evitadas pela proteção por meio do preservativo. Outro ponto importante é com relação a lubrificação. Diferente da vagina, o ânus não produz lubrificação própria, sendo assim, o uso de lubrificantes à base d´água é fundamental todas as vezes que você for fazer sexo anal. Quanto mais molhadinho, melhor.
A sexóloga Jéssica Moreira diz que outro mito que as pessoas acabam dizendo, é que o sexo anal causa hemorroidas. Isso não é verdade. O sexo anal não causa hemorroidas, porém ele pode piorar casos em que o ânus já as apresentava. "As pessoas confundem a ordem das coisas, uma vez que não é o sexo anal responsável pelas hemorroidas, mas a pessoa já tinha hemorroidas, e após a penetração anal, a dor piora, o atrito repetitivo intensifica essa dor", explica Jéssica.
O sexo anal pode ser prazeroso?
Jéssica responde que para muitas melhores sim, elas conseguem atingir o orgasmo apenas através do sexo anal. Mas nem todas as pessoas sentem a mesma coisa, é importante respeitar os limites de cada um.
"O segredo para o sexo anal prazeroso é começar devagar, sem afobação, quando a parceira estiver com o esfíncter bastante relaxado, usar muito lubrificante, e introduzir um dedo, depois mais um dedo, tudo gradualmente, até por fim, inserir o pênis, assim a parceira se acostuma com o membro ali dentro do ânus", esclarece Jéssica.
Outra dica importante é com relação a higienização do ânus antes da prática sexual. Um banho com água e sabão é o suficiente para deixar o ânus prontinho para o sexo...